É um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal. Se diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, o prognóstico é positivo e a chance de cura é alta. Apesar de serem diagnosticados em poucos casos, os homens também devem ficar alertas a possíveis sintomas da doença.
Estimativa
É o câncer mais comum entre as mulheres brasileiras, sem contar com os casos de câncer de pele não melanoma, e o segundo tipo mais frequente na população mundial. No Brasil, são esperados 57.120 novos casos em 2015, com um risco estimado de aproximadamente 56 ocorrências a cada 100 mil mulheres. Estima-se que, para cada 100 mulheres com câncer de mama, apenas um homem terá a doença.
Sintomas
Alterações na pele que recobre a mama (como vermelhidão, curvaturas ou retrações) e no mamilo, aspecto semelhante à casca de laranja, secreções que não são leite e nódulos (caroços) palpáveis com ou sem dores no seio ou na axila são sinais de alerta para a doença. É importante lembrar que alterações como essas nem sempre são câncer.
Tratamento
Todo câncer de mama precisa ser retirado em cirurgia parcial ou total. Entretanto, em alguns casos, a cirurgia é combinada com outras terapias. A escolha do tratamento depende de fatores como a presença ou ausência de receptores hormonais, estadiamento do tumor, estado de saúde e perfil do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário